A personal trainer, Aline Caetano, viu sua vida mudar da água para o vinho com a chegada da pandemia. Antes da crise, a profissional que trabalhava de carteira assinada e tinha uma rotina de trabalho, viu sua vida mudar ao ter que ser desligada da antiga empresa.
Em vez de lamentar, Aline utilizou a situação para se reinventar. Foi na rede social Instagram que ela descobriu uma forma de promover o seu trabalho.
Entre os meses de março e abril de 2020, início da pandemia, a educadora física começou a gerar conteúdo e divulgar para seus os seguidores mais sobre sua rotina e dicas de atividades físicas.
Após um período de divulgação na rede social, os resultados começaram a surgir. Atualmente, Aline duplicou a sua renda mensal, aumentou o número de consultoria online e presencial, abriu o seu próprio espaço de trabalho e possui mais flexibilidade de tempo.
“Antes de começar a minha consultoria online e também presencial, eu trabalhava mais em horário fixo, de segunda a sexta. Eu tinha dois horários de trabalho. Eu ficava muito presa a esses horários durante a semana e não tinha como fazer muitas coisas”, disse Aline.
A personal trainer criou a sua própria metodologia de trabalho. Com o aumento de novos clientes, hoje Aline tem dificuldade de encaixe com a quantidade de alunos que aparecem.
“Agora o meu trabalho é em casa. Eu trabalho segunda, quarta e sexta com as consultorias presenciais, terça e quinta com as consultorias online. Tenho tempo livre durante a semana. A minha renda mensal aumentou, praticamente dobrou”, compartilhou a profissional.
Reconhecimento e ferramenta de trabalho
“Hoje sou conhecida até fora do estado. Pessoas querem comprar minha consultoria e fazer os meus treinos”, informou a personal.
Com a utilização do Instagram, Aline destacou que o seu trabalho está sendo muito mais visualizado e reconhecido no mercado do que antes. Ela reforçou como a rede social é uma ótima ferramenta para conhecer melhor o seu público-alvo.
“O Instagram é uma ferramenta muito simples de ser usada. Enquanto você está numa fila de espera, farmácia ou num caixa eletrônico, por meio do celular você está ali trabalhando. Ele é meu negócio. Sempre busco novas ideias para aplicar lá”, reforçou Aline.
Em seu perfil, oferece exercícios físicos para os alunos que querem fazer em casa ou treinar sozinhos. Também utiliza a rede social como forma de motivar pessoas a não deixarem de se exercitarem.
Criação de Conteúdo
O processo de criação de conteúdo para cada perfil profissional é único. Cada um possui o seu tipo de serviço e público-alvo. Aline entendeu como era o comportamento e consumo dos seus seguidores. A partir disso, começou a pesquisar formas de conteúdo.
“O processo de elaboração é um pouco complexo e longo. Mas, estou no caminho de torná-lo mais dinâmico. Primeiramente, eu busco alguns perfis que são parecidos com o meu, vejo o que eles oferecem e penso como oferecer com o meu diferencial. E, com o que combina mais comigo e com o meu público”, afirmou.
Aline compartilhou que ela busca entender as maiores tendências de sua área, por exemplo, exercícios físicos para a terceira idade ou gestante.
“Vejo o que é tendência no momento. Hoje são mais exercícios dinâmicos e funcionais. A maioria das pessoas querem treinos mais rápidos e intensos. Então, busco compartilhar esse conteúdo por meio de fotos e vídeos”, explicou.