Na história de Inventando Anna, da Netflix, a trama acompanha a jornalista Vivian (Anna Chlumsky) enquanto ela investiga a vida da glamourosa e misteriosa Anna Delvey (Julia Garner), uma jovem ganhando cada vez mais destaque nos tabloides de fofoca. A socialite aparentemente aproveita uma vida de luxos e festas como uma herdeira alemã milionária, mas, na verdade, Anna utiliza essa fachada para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos.
Em questão de Negócios, a série desenvolve muito bem o lado empreendedor da personagem. Ela sabe dar importância aos detalhes de cada situação, busca ter conhecimento, mas também ser esperta em técnicas de negociação (vender o peixe) para conseguir investidores para os negócios.
Anna é perspicaz de entender o ambiente e a todos à sua volta. Ela sabe filtrar e compreender informações rápidas que a favorecessem. Analisa e realiza tomadas de decisões rápidas.
Por isso, é perceptível aprender 3 lições de negócios com a personagem de Inventando Anna. Descubra as 3 lições:
Conhecimento e networking
Anna mostrou a importância de buscar conhecimento. Ela fez um plano de negócios, tinha visão estratégica, era poliglota e queria conhecer muita gente. Com isso, ela busca fomentar e crescer o seu networking.
Mas, o que é networking?
Networking é o processo de construir e manter relações profissionais e pessoais com o objetivo de compartilhar informações, recursos e, potencialmente, promover oportunidades de carreira. É uma prática importante para troca de conhecimentos, expansão de contatos e colaborações, que pode acontecer tanto em eventos e conferências quanto em ambientes online, como redes sociais profissionais.
Técnicas de negociação
Anna soube convencer rapidamente as pessoas a olharem para o seu sonho. Ela montou um business plan (plano de negócios). Outras empresas do ramo já existiam, mas ela queria mostrar o seu diferencial.
Mas, o que é um business plan (plano de negócios)?
Um plano de negócios é um documento detalhado que descreve os objetivos de uma empresa, as estratégias para alcançá-los, a estrutura organizacional, o mercado-alvo, as projeções financeiras e as necessidades de financiamento. Ele serve como um roteiro para iniciar e gerir um negócio, ajudando empreendedores a estruturar suas ideias, a atrair investidores e a gerenciar de maneira eficaz seus recursos. Este documento é essencial para guiar a tomada de decisões e medir o progresso ao longo do tempo.
Personal Branding
Anna entendeu que a forma de se vestir, falar e apresentar era essencial para conquistar os seus objetivos (nota-se a mudança na cor dos cabelos, foi proposital durante o percurso da série). A questão de ser mulher, 25 anos, também influenciava na falta de interesse de investidores, que buscavam credibilidade.
Mas, o que é um personal branding?
Personal branding é o processo de desenvolver e manter uma reputação e identidade como indivíduo, destacando atributos pessoais, habilidades e experiências que diferenciam a pessoa no mercado. Esse conceito envolve a criação de uma imagem ou marca pessoal que reflete e comunica valores, objetivos e a proposta única de valor de uma pessoa, seja para avançar na carreira, atrair oportunidades de negócios ou influenciar outros. O objetivo é gerenciar como os outros percebem você e construir uma presença que alavanque seus objetivos profissionais e pessoais.