A série da Netflix, Inventando Anna, apresentou uma grande personagem: Vivian Kent, a jornalista que busca saber quem foi Anna Delvey (Julia Garner) e contar ao mundo como a imigrante russa enganou toda a elite financeira e cultural da maior metrópole do mundo, fingindo ser uma herdeira alemã.
Spoiler: a jornalista teve um problema em sua carreia ao assinar o artigo “30 razões para amar New York”. O décimo segundo motivo da lista era um garoto que ganhou 80 milhões de dólares na bolsa de valores, porém ele nunca ganhou nada.
Esse fato compromete toda uma carreira, onde a credibilidade da reportagem e a própria credibilidade da profissional são postas à prova. Por isso, ela é tão árdua em conferir a veracidade dos fatos, para provar sua capacidade perante a empresa em que trabalha e para a sociedade. Ela levanta incontáveis informações e evidências para não deixar nada passar despercebido.
Pode-se dizer que ela trabalha muito bem as classificações de fontes primárias e secundárias, fontes oficiais e não oficiais.
A jornalista mostrou a paixão pela profissão, a incansável busca por revelar uma história real e que impactou uma sociedade. Ela tem uma preocupação por fontes e entende o fator importante de credibilidade.
Por isso, há várias lições de jornalismo na série, podendo destacar 2 lições:
Apurar os fatos
Vivian se dispôs a ir atrás de diversas informações, dados e evidências concretas para escrever a grande reportagem.
Apurar os fatos no jornalismo refere-se ao processo de investigação e verificação de informações para garantir sua precisão antes de serem publicadas. Isso envolve checar a veracidade das fontes, cruzar dados com múltiplas referências e esclarecer quaisquer inconsistências ou dúvidas. O objetivo da apuração é assegurar que o conteúdo jornalístico seja confiável, preciso e íntegro, fornecendo ao público informações verdadeiras e bem fundamentadas.
Paixão pelo jornalismo
A jornalista mostrou a paixão pela profissão, a incansável busca por revelar uma história real e que impacta a sociedade.
O jornalismo busca narrar fatos, que são importantes para à sociedade. É papel de um jornalista trazer fatos relevantes que contribuam para a informação e formação dos cidadãos.